28 de setembro de 2010

Por que ser um Matemático?

Acho que essa pergunta poderia ser substituída por "Por que você gosta de Matemática?" afinal é quase senso comum a resposta: uma pessoa deve escolher sua profissão de acordo com o que ela gosta, suas capacidades, etc; fazendo com que para cada resposta exista uma variedade maior de justificativas.
Eu necessariamente sempre me dei bem com os números a ponto de ao pensar em outro curso pra faculdade cheguei a conclusão de que eu não posso viver sem números, cálculos, sem Matemática.
Quando pequena, abria algum livro de Matemática e ficava pensando o quão inteligente e capaz uma pessoa precisaria ser pra saber todos os conceitos e teorias a ponto de escrever um livro e ainda convencer uma pessoa que aquilo é essencial pra sua vida. Pela curiosidade e admiração, sempre me dava bem com as matérias dos ensinos anteriores (ensino fundamental e ensino médio). Abria o caderno e pensava que não poderia existir caderno mais bonito que o de matemática: folhas e folhas de contas. números por toda a parte. Com pouco menos de 13 anos eu tinha certeza que queria ser Matemática.
Entrei na universidade e minha visão de como os números governam o mundo não mudou, mas a visão mais madura sobre a matemática me fez enxergar que a Matemática é muito mais que contas, que ela não se resumo basicamente só em números. Achei tudo meio estranho no começo mas mesmo assim, não foi o suficiente para colocar minha decisão em dúvida.
Curso o 1° ano de Matemática na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e recebo total apoio dos meus pais e professores para continuar nesse campo. Termino assim por fim citando uma frase do Leibniz:

"A Matemática é a honra do espírito humano." ;]

Nenhum comentário: