13 de janeiro de 2012

Caos

Chega uma hora em nossas vidas que nos vemos em uma encruzilhada, com medo, confusos, sem um mapa. As escolhas que fazemos nesses momentos podem definir o resto da nossa vida. Mas quando se está de frente com o desconhecido, a maioria de nós prefere dar meia-volta e retornar; as vezes as pessoas pressionam por algo melhor, algo além da dor de continuar sozinho, e além da bravura e coragem que leva para se aproximar de alguém, ou de compartilhar, algo além da quieta persistência de um sonho. Porque você só descobre quem realmente é quando é testado, e você descobre quem pode ser, quando também é testado.
       George Bernard Shaw escreveu: "Há duas tragédias na vida, uma é perder o que o seu coração deseja, a outra é consegui-lo.". Shaw claramente teve seu coração partido uma ou duas vezes.
       Até onde eu sei Shaw era um "traste". Porque, quer saber de uma coisa? Tragédias acontecem. O que vai fazer? Abrir mão? Desistir? NÃO. Eu sei agora que quando você tem seu coração partido tem que lutar com tudo pra ter certeza que ainda está vivo. Porque, ele está e aquela dor que a gente sente, bom... ela é a vida. A confusão e o medo estão ali pra te lembrar que em algum lugar há algo melhor. E algo pelo qual vale a pena continuar lutando.
       Sabe, às vezes a dor se torna uma parte tão grande da nossa vida que a gente acha que ela sempre vai estar ali, pois você não se lembra de nenhum momento de sua vida onde ela estava presente. Mas um dia, você sente outra coisa. Algo que parece errado somente porque é tão estranho e nesse momento a gente percebe que está feliz…
       Por outro lado, Shaw estava certo, enquanto nos desgastamos para conseguir o que desejamos, o que pensamos que fará nossas vidas melhores, dinheiro, popularidade, fama, ignoramos o que realmente importa. As coisas simples como amizade, família... amor, coisas que provavelmente já tínhamos.
Então Sr. Shaw, perder o que o seu coração deseja é uma tragédia?  Sim, perder o que o seu coração deseja é trágico. Mas conseguir o que ele deseja talvez seja tudo o que você pode esperar.

"Existe uma maré nos casos dos homens a qual,
levando à inundação, nos encabeça à fortuna.
Mas omitidos, a viagem das vidas deles
está restrita em sombras e misérias.
Em um mar tão cheio estamos agora a flutuar.
E nós devemos pegar a correnteza quando nos for útil,
ou perder as aventuras á nossa frente."

       Eu já me perguntei se somos nós que fazemos os momentos em nossas vidas ou se são os momentos da nossa vida que nos fazem.
Se pudesse voltar no tempo e mudar apenas uma coisa na sua vida, você mudaria? E se mudasse, será essa mudança tornaria a vida melhor? Ou será que ela acabaria partindo o coração? Ou partindo o coração de outro? Será que escolheria um caminho totalmente diferente? Ou só mudaria uma única coisa? Um único momento?
       Eu acho que o que essa citação (de Shakespeare) significa é que a vida é curta e as oportunidades são raras e nós temos que ficar de olhos e protegê-las, e não só as oportunidades de sucesso, mas as oportunidades de rir, de ver o encanto do mundo, e de viver. Principalmente de VIVER. Eu não sei o dia de amanhã. Você não sabe o dia de amanhã.

Nenhum comentário: