31 de janeiro de 2011

Encontrar o caminho certo

Estava ouvindo uma música em especial que me fez pensar em o que fazer pra encontrar o caminho certo, se ele existe, o que vai realmente me indicar que ele é o caminho certo... enfim. "E agora o que fazer? Nessa situação o que vou fazer?" - Aposto que você já se deparou com esta pergunta ao menos uma vez neste dia. Alguns chamam o processo de tomar a decisão certa de raciocínio, outros dizem: vou pensar! Os mais piedosos dizem: vou rezar!
Acho que a principio, rastros não indicam necessariamente a direção correta. Pelo contrário: eles podem representar uma emboscada quando por exemplo levam para um muro ou para um abismo. Quantas religiões, filosofias e ideologias foram deixadas para trás para que elas continuem indicando maneiras para alcançar o caminho que é certo? Mas onde elas nos levam realmente? As vezes chego a pensar que, literalmente, nos levam a nada!
Os caminhos a ser tomados podem ser muitos ou não, mas uma coisa é certa, quando não há certeza do que se deve fazer, o melhor é esperar, pois nem sempre conseguimos ter certeza que o rumo que pretendemos seja o mais indicado. Por mais que evitemos, os pensamentos negativos surgem em nossa mente, o medo toma conta, a insegurança persiste, a dúvida consome e mais perdidos ficamos. Claro que quem convive com nós nem sempre percebe esse turbilhão em que se encontram nossos pensamentos: são dúvidas, medos, incertezas... Desejamos mais do que nunca ter uma bola de cristal, ou um grande mestre que nos diga qual é a direção correta que nos impeça de nos machucarmos mais uma vez. Auto-conhecimento é a palavra-chave para saber para aonde ir, qual caminho seguir. Ficar mais atento aos seus comportamentos, suas reações aos comportamentos dos outros, identificando seus sentimentos, sem negar ou fugir.
Aproximar-se de si mesmo, dos seus sentimentos, desejos, sonhos. Assumir a responsabilidade por suas escolhas, e principalmente, por sua felicidade. Analisar os caminhos que escolheu durante sua vida e o que aprendeu em cada um deles. Reconhecer cada um de seus erros, mas sem se culpar nem se criticar por isso; valorizar as conquistas. E se depois de tudo isso ainda assim não se sentir feliz, acho que chegou a hora de se permitir mudar de caminho quantas vezes for necessário, até que encontre paz e harmonia entre sua verdade e a realidade. Encontrar o caminho certo a seguir pode ser um dom e deve ser feito com consciência, serenidade e verdade.

♪ Ao sim: Se bastasse uma canção - Padre Fábio de Melo

2 comentários:

- Rafael - disse...

Muito bom como sempre não é mesmo? Agora, a incerteza do caminho se resume talvez na força em que temos para acreditarmos em nós mesmos... penso que quando pouco acreditamos, buscamos aleatoriamente forças em segundos... e aí, chegamos a conclusão que não nos ajudaram, pois nosso espírito era muito fraco para a compreensão. Estar disposto a querer algo é mais importante do que se ter. O necessário as vezes invalida o essencial! Uma vez eu li, e assim comecei a entender: "O tempo é o melhor autor, pois ele sempre sabe dar ao fim, um final compreensível. Te adorooo.... beijoss... e no tempo, e com o tempo... estamos aqui Jé... ;) ps: mto longo... :S rsrs

Anônimo disse...

Linnnnnnndo o seu texto! *--*/

Quantas e quantas dúvidas se passam nas nossas cabeças... Às vezes uma "formiga" se transforma em um "elefante"... É difícil acreditar em nós mesmos sem medo de errar... sem medo do amanhã... mas o importante é acreditar que o possível e até o que parece impossível está nas nossas mãos... Basta saber moldar... Basta acreditar! =)